UDL Academia 2425

Presidente da União de Leiria: Luís Carlos Caetano

Vice-presidentes com o pelouro da Academia: Paulo Passadouro e Ana Rita Felizardo

Diretor geral da formação: Rui Silva

Coordenador técnico da formação: Marco Ferreira

Coordenador futebol 7/5: André Fernandes

Treinadores de Futebol 11:

  • U19 Juniores: Luís Bilro
  • U17 Juvenis A: Rui Silva
  • U16 Juvenis B: Nelson Fernandes
  • U15 Iniciados A: Henrique Silva
  • U14 Iniciados B: David Santos

Treinadores de Futebol 5/7/9:

  • U13 Infantis A A F9 2012: Hugo Canão
  • U13 Infantis A B F9 2013: Daniel Conceição
  • U13 Infantis A C F7 2012: Tiago Ventura
  • U12 Infantis B A F7 2013: Pedro Cardoso
  • U12 Infantis B B F7 2014: Armando Valério
  • U11 Benjamins A A F7 2015: Marco Costa
  • U10 Benjamins B A F7 2016: André Rodrigues
  • U9 Traquinas A A F5 2017: Renato Gil
  • U8 Traquinas BA F5 2018: Ricardo Costinha
  • U7 Petizes A A F3 2019/20: Marcos Crisostomo
  • U6 Petizes A B F3 2021: Tiago Sousa

Treinadores de guarda-redes: Nelson Jesus, Luís Conceição e Nuno Gomes

Fisioterapeuta: João Gaio

Nutricionista: Carolina Santos

A nova temporada 2024/25 chega com uma dinâmica de mudança à Academia de Futebol Juvenil da União de Leiria que será impulsionada com uma aposta na formação e nos atletas.

O novo diretor geral da formação é Rui Silva que conta com a continuidade e experiência do coordenador técnico, Marco Ferreira.

“Decidi aceitar este desafio porque tenho uma ligação forte com a União de Leiria”, afirma Rui Silva, ao regressar à ‘casa’ onde já foi treinador durante sete anos (2010 a 2017) e onde conquistou o título de Divisão de Honra com os Iniciados B.

A par da liderança da Academia, Rui Silva vai também assumir a equipa de Juvenis A.

“Este é um clube que sempre significou muito para mim e voltar como diretor geral para a formação e treinador dos Juvenis A é uma oportunidade de contribuir para o desenvolvimento dos jovens talentos e retribuir ao clube aquilo que me deu no passado. Além disso, acredito no potencial do clube e na qualidade dos jovens jogadores que temos”, explica.

Para a temporada dos Juvenis A, o mister traça o caminho: “os principais objetivos para esta época incluem desenvolver e aprimorar as habilidades técnicas, táticas e físicas dos nossos jogadores, tentando sempre que o trabalho a realizar seja o mais próximo possível daquilo que é realizado pela equipa de Juniores e Seniores. Queremos construir uma equipa competitiva que possa alcançar bons resultados, mas mais importante que isso, focar na formação integral dos atletas”.

“Procuraremos criar um grupo unido, com um forte espírito de equipa e preparar os jogadores para os próximos passos nas suas carreiras”, sublinha.

Para Rui Silva, “ser treinador de uma equipa de formação da União de Leiria é uma responsabilidade enorme e, ao mesmo tempo, uma grande honra”. “Representa a oportunidade de influenciar positivamente a vida e a carreira dos jovens jogadores, ajudando-os a desenvolver não só as suas habilidades técnicas e táticas, mas também os seus valores e ética dentro e fora do campo. A formação é a base de qualquer clube de sucesso, e é com muito orgulho que assumo este papel, trabalhando para garantir que os nossos jovens atletas estejam preparados para os desafios futuros, tanto no futebol como na vida”, conclui.

Com o regresso de João Dias à equipa técnica dos Seniores, outra grande novidade na Academia da União de Leiria para 2024/25 é a liderança dos Juniores: Luís Bilro, antigo jogador da União de Leiria e antigo treinador da formação do clube, está de regresso a ‘casa’ para assumir o projecto.

“Aceitei este desafio porque a União de Leiria é uma parte muito importante da minha vida, pela idoneidade das pessoas que acreditaram nas minhas competências e pelo projecto na sua globalidade ser ambicioso”, explica, certo de que ser treinador das camadas jovens Unionistas “representa o orgulho de ser feliz e ter a possibilidade de potencializar novos talentos para o alto rendimento”.

O objetivo para a temporada, garante, “é que os atletas estejam aptos para o processo de transição conjugado com o rendimento desportivo, no sentido de vencer as várias etapas que forem surgindo”.

Já os Juvenis B passam a contar com o mister Nelson Fernandes que tem como “principais objectivos para esta época: dar continuidade ao trabalho realizado na época anterior, desenvolver os atletas na vertente física e tática conseguir transmitir os valores do clube para que seja uma referência na região e no país”. Nelson Fernandes aceitou o desafio “com grande responsabilidade e dever de cumprir a confiança depositada pelos responsáveis do clube”.

“Representa um orgulho pois é um clube com história e com visão de futuro de cada dia ser melhor e mais forte”, conclui.

Por sua vez, os Iniciados A vão contar com a liderança de Henrique Silva, treinador que na última época conquistou o título de campeão distrital com a equipa União de Leiria Sub-13 Fut9.

“Aceitei este desafio porque acredito no potencial dos jovens talentos da União de Leiria e quero contribuir para o seu desenvolvimento tanto como jogadores quanto como pessoas. Vejo esta oportunidade como uma forma de partilhar os meus conhecimentos e experiências, ajudar a formar futuros atletas e retribuir ao clube que sempre me apoiou”, afirma.

Para Henrique Silva: “ser treinador de uma equipa de formação da União de Leiria é uma grande honra e responsabilidade. Representa a oportunidade de trabalhar a próxima geração de jogadores, incutindo neles os valores do desporto, como disciplina, trabalho em equipa e respeito. Além disso, é um privilégio fazer parte de uma instituição histórica que tem um papel importante no desenvolvimento do futebol local e nacional”.

Pronto para continuar a trabalhar em prol da formação da União de Leiria, desvenda ainda quais serão os principais pilares do seu trabalho nesta temporada: “desenvolvimento técnico e tático, melhorar as habilidades individuais e coletivas dos jogadores, ensinando-lhes os princípios fundamentais do jogo; formação de caráter e valores, promover valores como fair-play, respeito e trabalho em equipa, fundamentais tanto dentro quanto fora de campo; competitividade, preparar a equipa para ser competitiva, visando sempre alcançar os melhores resultados possíveis; progresso individual, identificar e trabalhar no desenvolvimento individual de cada jogador, preparando-os para o futuro; e saúde e bem-estar, garantir que os jogadores mantêm um equilíbrio saudável entre os treinos, estudos e vida pessoal, promovendo um ambiente de crescimento integral”.

Por último, a lista de treinadores de futebol 11 da Academia da União de Leiria conta com David Santos para guiar a equipa Iniciados B. Uma aposta que espelha a capacidade de evolução e crescimento no clube: “entrei na União de Leiria como treinador dos Petizes, passei nos Traquinas e a época passada nos Sub12; a oportunidade de continuar esta evolução dentro do clube aliada ao facto de poder ter a primeira experiência como treinador principal de futebol 11 numa equipa quem tem como base atletas campeões na época passada em futebol 9, foram os factores que me levaram a aceitar este desafio”.

“Ser um dos treinadores da Academia representa sobretudo responsabilidade de querer fazer sempre mais e melhor todos os dias. Pessoalmente é um orgulho pertencer ao único clube, no distrito, que na época passada viu a sua formação ser certificada com 4 estrelas pela FPF”, enaltece, certo de que a equipa vai “disputar a divisão de honra” e “lutar pelos lugares cimeiros do campeonato”. “Quanto mais competitivos formos, mais preparados vão estar os nossos atletas para o nosso principal objetivo de os potenciar para o campeonato nacional na próxima época”.

A Academia de Futebol Juvenil da União de Leiria dá o pontapé na pré-época de 2024/25 esta segunda-feira.

O calendário de início dos trabalhos das equipas que estão a disputar os campeonatos nacionais, que pode estar sujeito a alterações, é o seguinte:

  • Juniores: exames médicos 22 de julho; primeiro treino 23 de julho
  • Juvenis: exames médicos 27 de julho; primeiro treino 29 de julho
  • Iniciados: exames médicos 27 de julho; primeiro treino 19 de Agosto

Nesta temporada, no âmbito da cooperação entre a SAD e o Clube, no sentido de aliviar o Clube de encargos económicos que no seu todo são insuportáveis devido à ausência de receitas suficientes, alguns do encargos associados à formação serão assumidos pela SAD, para além daqueles que já tinham sido assumidos na época transata.

#MuitoMaisQueFutebol #UniãoPorTodoLado

Main Sponsors

mosteiro_leitao
supporting_intelligence
porta10_uniao_leiria
caramulo1
o_meu_doutor_branco
4moove
Sport Relva -Branco

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER OFICIAL

* obrigatório