Modalidades
Basquetebol
Inicialmente fundado para a prática de futebol, a UD Leiria ascende rapidamente à qualidade de um dos principais impulsionadores do desporto na região Centro. Ao longo dos anos 70 e 80, a zona desportiva da cidade, onde se concentrava o estádio, o campo pelado e o pavilhão, fervilhava de actividade. Eram às centenas, jovens e graúdos, a partilhar a mesma paixão – desporto e UD Leiria. O futebol, nos campos e o andebol no pavilhão eram as jóias do Clube. Face aos resultados obtidos, o número de praticantes não parava de crescer, sobrelotando as infra-estruturas que dispunham.
Neste contexto, aos entusiastas de basquetebol pouco espaço lhes restava. Em Leiria, a modalidade teimava a afirmar-se como noutras zonas do país. Mesmo assim, de 1977 a 1980 foram notáveis os resultados alcançados pelas várias equipas unionistas, apesar das enormes dificuldades em arranjar espaço para treinar. O basquetebol unionista alcançou os campeonatos nacionais tanto em seniores masculinos, como em femininos, vencendo os respectivos distritais. A equipa sénior feminina dava então créditos no panorama nacional, sendo constantes as goleadas, obtidas com o brilho individual das suas atletas. Durante estes anos, a UD Leiria participou também nos diversos torneios por escalões, ora de juniores, juvenis ou iniciados.
Mas os anos seguintes, viriam a ser de enorme irregularidade. As crises directivas que assolaram o clube no início da década de 80, e a existência de apenas um recinto para as várias equipas de andebol e basquetebol unionista, bem como para utilização de outros clubes da cidade, não possibilitaram o crescimento até ao merecido topo nacional. Ao invés, a secção de Basquetebol manteve apenas alguma actividade residual, participando em torneios regionais de formação, até à sua extinção no final dos anos 80.
Em 2019, a União Desportiva de Leiria decidiu reativar a modalidade.
Contactos:
basquetebol@uniaodeleiria.pt