comunicado
A União de Leiria repudia a violência com que os adeptos Unionistas foram recebidos em Coimbra

A UDL – União de Leiria – Futebol, SAD repudia a forma violenta com que os adeptos Unionistas foram recebidos, ontem à noite, à chegada ao jogo frente à Académica OAF, nas imediações e à porta do Estádio Cidade de Coimbra.

Contrariamente ao ocorrido na recepção da Académica OAF, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, a 3 de Setembro de 2022, que decorreu sem qualquer incidente e com um elevadíssimo espírito de fair-play, até elogiado pela Direcção da Académica em declarações públicas, o mesmo não se verificou em Coimbra, sendo que nada há a imputar ao clube que nos recebeu com igual cordialidade.

No entanto, alguns adeptos identificados com equipamento de apoio à Académica OAF receberam os autocarros dos adeptos Unionistas de forma provocatória e “à pedrada”. Os minutos que antecederam o início do jogo foram marcados pela violência, com arremesso de pedras, garrafas e pelo menos uma ‘tocha’, junto da Porta 2, reservada a Unionistas e onde se encontravam adeptos mais velhos, jovens e até crianças. Comportamento acompanhado de cânticos, insinuações e gestos provocatórios dirigidos à grande avalanche de apoio de Unionistas.

Apesar da constante cooperação com as forças de segurança e presença de elementos da intervenção e de inspecção da PSP – Polícia de Segurança Pública, não foi possível evitar que alguns adeptos e elementos fossem atingidos, nem a quebra de vidros de pelo menos duas viaturas.

Ao longo da partida, os leirienses  sofreram o mesmo género de provocações de adeptos que se encontravam numa bancada superior à área destinada à equipa visitante.

Antes do jogo, registamos ainda que um jogador da formação Unionista e uma jovem leiriense foram confrontados na rua por adeptos da equipa da casa que lhes arrancaram e roubaram a camisola e o cachecol Unionista.

Nessa manhã, e de forma já planeada e provocadora, os adeptos do mesmo emblema rival colocaram uma faixa provocatória no estádio leiriense com a designação “Coimbra  – Capital do Centro MN85”.

Apesar de todas estas provocações, o comportamento dos adeptos Unionistas foi exemplar.

A UDL – União de Leiria – Futebol SAD sublinha o repúdio por qualquer acção violenta que não se compadeça com o espírito de fair-play e de puro futebol que se esforça por perpetuar.

A UDL – União de Leiria – Futebol SAD agradece ainda aos adeptos Unionistas que, mais uma vez, e mesmo ao final de um domingo frio, fizeram largas dezenas de quilómetros para apoiar o emblema da cidade do Lis

#AgoraSim

A administração,

Leiria, 16 de Janeiro de 2023.

Main Sponsors

mosteiro_leitao
supporting_intelligence
porta10_uniao_leiria
caramulo1
o_meu_doutor_branco
4moove

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER OFICIAL

* obrigatório