IN TOUCH STORIES_UDL-20240330_L118

Estimados sócios e simpatizantes Unionistas,

Chega ao fim mais uma época desportiva, pelo que é tempo de balanço, reflexão e reconhecimento.

A temporada que marca o regresso da nossa equipa principal aos campeonatos profissionais serviu para consolidar o trabalho que tem sido desenvolvido no sentido de afirmar a União de Leiria junto da nossa comunidade, mas também como uma bandeira da região centro. Com o esforço e a dedicação de todos, estamos a trabalhar para devolver o nosso emblema, a nossa cidade e a nossa região ao patamar onde merece estar.

No que ao Futebol de formação diz respeito, os nossos Sub-19 fizeram o seu percurso que culminou com a manutenção na II Divisão Nacional da categoria, não sendo possível atingir o objetivo pretendido no início da época, que era alcançar o patamar principal deste escalão.

Já os Sub-17 e os Sub-15 foram despromovidos à II Divisão Nacional na última jornada. É nestes momentos menos bons que, apesar de todas as críticas vindas de fora, nas quais não nos revemos, que temos de ter uma maior união e fazer uma reflexão profunda com a finalidade de corrigir eventuais erros, certos de que rapidamente iremos regressar ao principal escalão destas categorias onde merecemos estar.

Como todos sabemos, inclusive os mais críticos, houve uma elitização que trouxe uma reforma dos Campeonatos Nacionais, uma vez que, estes escalões assistiram à primeira edição das I Divisões em 2022/2023, ou seja, na época transata.

Até então, a divisão entre I e II dos Campeonatos Nacionais era simplesmente inexistente, num formato mais inclusivo e menos exigente. Com a criação das I Divisões foi claramente um processo de segregação, hoje notório nas equipas que vão participar na edição de 2024/2025, sediadas, tão somente, nas zonas de Lisboa e Norte do país. Face a estes novos desafios, na certeza de que na próxima época a União de Leiria estará a lutar pela subida, percebemos que ao talento existente na nossa região, haverá que somar a capacidade de cobrir uma área de recrutamento de talento mais abrangente do que a atual, de modo a conseguirmos cimentar um lugar nas novas I Divisões Nacionais, com maior sustentabilidade.

Por outro lado, a nossa equipa de Sub-16 ou Juvenis B, sagrou-se campeã distrital da Divisão de Honra de Juvenis da Associação de Futebol de Leiria, competição Sub-17, sendo que, nunca na história do clube uma equipa B havia conquistado este título, motivo que nos orgulha. O mesmo se pode dizer quanto à nossa equipa principal de Futebol 9 (Sub-13), que também está de parabéns pela conquista do título distrital da categoria.

Além do mais, é com satisfação que registamos um crescimento no número de praticantes na nossa base, fruto de um trabalho sério e de uma organização que nos orgulha, pois só assim conseguimos tirar este nível de proveito das nossas infraestruturas que, como é do conhecimento geral, são um constrangimento ao nosso crescimento, apesar dos melhoramentos notáveis levados a cabo por esta direção, num esforço que está à vista de todos para corrigir a total ausência de iniciativa verificado no passado.

É manifesto que o regresso da nossa primeira equipa às competições profissionais teve também um impacto relevante na atratividade para as camadas jovens, tal como o reconhecimento pela Federação Portuguesa de Futebol como clube formador de futebol certificado com 4 estrelas, certificação que uma vez mais conseguimos renovar, num processo que de ano para ano conhece novas exigências, sendo prova disso que em 2024/2025 somos o único clube da Associação de Futebol de Leiria com este nível de certificação no futebol de formação. Assim, a Federação Portuguesa de Futebol reconhece que no distrito de Leiria o nosso clube é, efetivamente, distinto dos demais, com recursos humanos e práticas diferenciadoras, ao serviço dos nossos praticantes.

Esta temporada fica também marcada pela certificação de todo o departamento/ secção de futebol com a Bandeira da Ética, programa do Plano Nacional de Ética no Desporto, do Instituto Português do Desporto e Juventude. Além do sucesso conhecido da candidatura e conquista da certificação, isto atesta as nossas práticas, bem como que a nossa gestão estratégica e operacional está em linha com as melhores práticas de Ética no Desporto, sendo alvo dos maiores elogios por parte da Comissão de Avaliação. Como é lema no nosso clube, somos “Muito Mais que Futebol”.

Uma nota ainda de partilha de um sentimento de orgulho pelas convocatórias dos nossos atletas Sub-15, Eduardo Dâmaso, Rodrigo Robalo e Francisco Manaça, para os trabalhos da Seleção Nacional desse escalão, bem como do atleta Sub-19 Mandell François para a Seleção Nacional do Haiti de Sub-20. A estes atletas, um agradecimento pelo empenho, dedicação e trabalho. É uma motivação para dar seguimento ao nosso trabalho com vista aos exemplos supracitados.

Gostaria ainda de expressar uma palavra de agradecimento à equipa de Bilhar de Carambola pela subida à Primeira Divisão Nacional de Bilhar, que é o principal patamar desta competição. Este feito enche-nos de alegria e orgulho, e demonstra o espírito de dedicação e superação que caracteriza a nossa União.

Na modalidade do Basquetebol, é com grande satisfação que destacamos os títulos das nossas equipas Sub-14 e Sub-16 masculinas nos Campeonatos de Basquetebol do Centro da II Divisão. Além disso, a equipa sénior de basquetebol, apesar de não ter atingido o objetivo da subida à I Divisão Nacional, fez uma excelente época, tendo lutado até ao último momento por esta subida. Estas vitórias e a notável campanha da equipa sénior são um reflexo do talento, esforço e dedicação dos nossos atletas, treinadores e de toda a estrutura que apoia o Basquetebol no nosso clube.

Ainda uma palavra de apreço pela trabalho desenvolvido na nossa secção de Futsal que, apesar de se ter iniciado apenas na época passada, já conseguiu manter o nível de atividade com petizes, traquinas e benjamins, no Pavilhão dos Parceiros, onde, na próxima época, treinarão as nossas equipas, com a expectativa de crescimento em número de praticantes e criação de mais uma equipa no escalão de infantis, num claro trabalho sustentável com começo pelas bases.

Por último, uma palavra de reconhecimento para o trabalho que está a ser desenvolvido pela equipa de Esports que tem alcançado consecutivas conquistas nas respectivas competições com o nosso emblema. De destacar, a subida à 1.ª divisão da FPF Masters e o apuramento para a final no Jamor que se disputa nos próximos dias.

Termino com uma palavra de agradecimento para todos os atletas, treinadores, responsáveis de equipa, profissionais de acompanhamento médico e a todos os colaboradores e voluntários que dão vida ao nosso clube com dedicação, espírito de serviço e sentido coletivo.

Aos patrocinadores, entidades parceiras e todos os que contribuíram para o crescimento do nosso clube, bem como a todos os que nos apoiam incondicionalmente, o meu muito obrigado.

Presidente da União de Leiria

Luís Carlos Caetano

Main Sponsors

mosteiro_leitao
supporting_intelligence
porta10_uniao_leiria
caramulo1
o_meu_doutor_branco
4moove
Sport Relva -Branco

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER OFICIAL

* obrigatório