“Um dia muitíssimo importante”: é desta forma que o presidente da Liga Portugal traduz a inauguração da exposição ‘Os Campeões em Leiria’, realizada esta segunda-feira à tarde, na Porta10-Fanzone União de Leiria, em Leiria.
Para Pedro Proença, juntar pela primeira vez os troféus Liga Europa, Liga dos Campeões, Campeão Nacional, Taça da Liga, Taça de Portugal e Supertaça Cândido de Oliveira é “sinal que a União de Leiria tão bem sabe fazer o trabalho que está a fazer”.
A fita da inauguração da exposição foi simbólicamente cortada pelo presidente da Liga Portugal, Pedro Proença, os presidentes do clube e da Sad da União de Leiria, Luís Carlos Caetano e Armando Marques, e do presidente do município, Gonçalo Lopes.
O evento contou com a presença vários antigos jogadores que já festejaram estes títulos europeus, como Tiago Pereira, Paulo Sousa, Mário Silva, José Augusto, António Sousa, José Augusto e António Simões. O atual guarda-redes da União de Leiria, Pawel Kieszek, também marcou presença para rever o troféu que já teve nas mãos.
Em declarações aos órgãos de comunicação social, o presidente da Liga Portugal deixou ainda “uma palavra de elogio ao trabalho feito pela União de Leiria, não só pela forma como chegou às competições profissionais, mas também por ser o exemplo paradigmático daquilo que é o trabalho feito na Segunda Liga que tem quadros altamente qualificados”. “É com grande carinho, mas também com grande sentimento de responsabilidade que elogiamos o trabalho que hoje é feito na cidade de Leiria e pela União de Leiria”, concluiu Pedro Proença.
Para o presidente do município, “esta é mais uma oportunidade de afirmar o projecto desportivo, não só da União de Leiria, mas também da cidade e do estádio”. “É um estádio do Euro, tivemos aqui um investimento muito grande municipal e portanto a estratégia de sucesso do clube é também a estratégia de sucesso do desporto em Leiria”, acrescentou Gonçalo Lopes.
O presidente da União de Leiria Sad, Armando Marques, explicou que a iniciativa se insere no mote escolhido para a época, #MuitoMaisQueFutebol. “Pretendemos que a União de Leiria seja um exemplo de algo que vai para além do futebol, como diz, e muito bem, o nosso lema. Queremos que as pessoas criem uma cultura diferente do futebol, que sejam verdadeiros adeptos desta modalidade que nos apaixona a todos e que move multidões”, enalteceu.
Ao final da noite, depois da vitória com que a União de Leiria encerrou a época de jogos em casa, foi a vez de Helton visitar a exposição e o Museu da União de Leiria.
A exposição ‘Os Campeões em Leiria’ está patente na Porta10 – Fanzone União de Leiria até ao final do mês de Maio. Com entrada livre, pode ser visitada nos dias úteis das 15 às 18 horas e aos fins-de-semana das 16 às 21 horas.