3F4A8607

A convite da Rede de Parceiros de Leiria, a União de Leiria vai dar eco à campanha ‘Maus tratos a crianças e jovens: Silêncio??? Não!!!’ no jogo que disputa frente ao FC Penafiel, esta quinta-feira, dia 25 de Abril, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa.

Com o símbolo do laço azul, a campanha pretende alertar a comunidade para uma problemática que infelizmente continua presente na actualidade.

Como já é apanágio da cidade do Lis, a festa do futebol começa mais cedo, a partir das 15 horas, com muita animação na fanzone da Porta10 onde, além dos habituais insufláveis, gaming experience, loja e Museu, será possível visitar uma exposição dedicada aos laços azuis.

A iniciativa estende-se depois ao interior do estádio, com a distribuição de laços e marcadores de livros com a história do laço azul a todos os adeptos nas portas que abrem às 16:45 horas.

Para as 17:30 horas está marcado o início do desfile da União de Leiria com as equipas da Academia de Futebol, do basquetebol, do futsal, do bilhar, do pool, dos veteranos e do esportes que também vão participar na campanha.

Às 18 horas será dado o apito inicial da partida onde os jogadores da União de Leiria também vão envergar o laço para sensibilizar a comunidade para esta causa, eternizando a iniciativa com a fotografia do onze inicial com os laços, o MiniUni e a mascote da Rede de Parceiros de Leiria, a lagarta.

Durante o jogo, os apanha bolas também vão usar camisolas azuis alusivas à campanha.

No intervalo, o palco é do grupo de dança Attitude Studio que fará um espectáculo de sensibilização contra os maus tratos a crianças e jovens.

Esta é a 14.ª campanha de prevenção realizada pela Rede de Parceiros de Leiria no âmbito da promoção dos direitos das crianças e da prevenção da violência interpessoal ao longo da vida.

A Rede de Parceiros de Leiria é composta por: Instituto Português do Desporto e Juventude, Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida, Unidade de Saúde Pública, Agrupamento de Escolas Henrique Sommer, União de Freguesias de Marrazes e Barosa, Município de Leiria,  Segurança Social, Ministério Público, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana,   Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Lar Santa Isabel, Centro Hospitalar de Leiria, CPCJ, Mulher Séc. XXI,  CNE – Junta Regional de Leiria-Fátima, Ordem dos Médicos,  Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, entre outras.

 

Programa da campanha

15H00 Exposição de laços na fanzone Porta10

16H45 Abertura de portas com distribuição de laços

17H3O Desfile da União de Leiria

18H58 Fotografia do onze com laços e as mascotes MiniUni e Lagarta

18H00 Início do jogo

18H45 Actuação do grupo de dança Attitude Studio

 

História do Laço Azul

A campanha do laço azul iniciou-se em 1989, na Virgínia, EUA, quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro para fazer com que as pessoas se questionassem.

A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que a interpelaram foi trágica, contando episódios de maus-tratos de que a sua neta foi vítima. O seu neto já tinha sido morto por maus tratos, de forma brutas.

E porquê azul? Porque apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos.

O azul servir-lhe-ia como um alerta constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus tratos.

A história de Bonnie Finney demonstra-nos como o efeito da preocupação de um único cidadão pode ser eficaz no despertar das consciências da população relativamente aos maus tratos contra as crianças, na sua prevenção e na promoção e proteção dos seus direitos.

“O azul funciona para mim como um constante lembrete/ alerta para lutar pela proteção das crianças”, afirmou Bonnie W. Finney.

Main Sponsors

mosteiro_leitao
supporting_intelligence
porta10_uniao_leiria
caramulo1
o_meu_doutor_branco
4moove
Sport Relva -Branco

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER OFICIAL

* obrigatório